Diante do aumento de 33% na demanda por atendimentos emergenciais, a Prefeitura de Campo Grande anunciou a convocação de 56 novos médicos para atuarem nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital. A medida visa desafogar o sistema de saúde e garantir um atendimento mais ágil.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que, além dos médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros aprovados em concurso público também serão chamados. Apesar de alguns equipamentos estarem em manutenção, há processos licitatórios em andamento para garantir o pleno funcionamento das unidades.
Segundo a secretaria, 25 médicos já haviam sido convocados na última sexta-feira (28) e devem se apresentar ao longo da semana. Caso haja desistências, novos profissionais serão chamados para ocupar as vagas.
A convocação de médicos pode ocorrer por meio de processo seletivo contínuo, enquanto técnicos de enfermagem e enfermeiros precisam ser chamados exclusivamente via concurso público. Como nem todos os convocados compareceram na última chamada, a prefeitura está realizando novas convocações para reforçar as equipes.