Nem o frio de 12ºC na manhã desta sexta-feira (15), feriado da Paixão de Cristo, afastou as famílias de tentarem pescar o peixe para o almoço do feriado. Às 5h já tinha quem estivesse às margens do Lago Antenor Martins, mais conhecido como Parque do Lago, em Dourados.
Na modalidade "pesque e leve", o espaço foi liberado pela prefeitura hoje para a realização dessa tradição, sendo que muita gente passou pelo parque desde quarta-feira (13). A permissão para pesca no local vai até o domingo (17).
Famílias inteiras e crianças de várias idades tiveram a oportunidade de jogar o anzol na água para tentar pescar o peixe para o almoço. Três toneladas de pescado, das espécies pacu e tilápia, foram liberadas para a pesca ali.
Várias regras tem que ser cumpridas para quem tenta pegar o peixe no lago como: o pescador pode utilizar somente uma linha na água e apenas um equipamento de pesca por pessoa, e é proibida a utilização de qualquer outro petrecho de pesca em desacordo com a legislação, como redes, tarrafas, joão bobo, espinhel, entre outros.
Rosana Arce esteve durante os dois dias de pesca e levantou cedo nesta sexta. "Eu já vim dois dias, mas até agora não tive a sorte de pegar o peixe. Já usei três tipos de isca e nada até agora, mas tem gente que já teve mais sorte que eu. O que vale é o divertimento e passar algumas horas de lazer aqui", disse a moradora do bairro Parque Nova Dourados.
Até as 19h do próximo domingo toda a população de Dourados está autorizada a pescar o peixe e levar para casa no Parque Antenor Martins. As três toneladas de peixe foram doados pelo Frigorifico Mar e Terra e pela Bello Alimentos.