Veículos de Comunicação

Inédito

Primeiras laringes eletrônicas são entregues na capital

Equipamento devolve voz para pessoas que tiveram suas laringes retiradas devido ao câncer no pescoço

Os cinco primeiros pacientes com a equipe médica do hospital - Foto: Fernando De Carvalho/CBN-CG
Os cinco primeiros pacientes com a equipe médica do hospital - Foto: Fernando De Carvalho/CBN-CG

Aconteceu nesta quarta-feira (5), a entrega das cinco primeiras laringes eletrônicas, via SUS, de Mato Grosso do Sul, no Hospital de Câncer Alfredo Abrão. A entrega acontece durante o julho verde, o mês de conscientização contra o câncer de cabeça e pescoço.

No decorrer do mês, o hospital irá fazer campanhas de conscientização acerca da importância da detecção e tratamento precoce da doença. A cirurgia de retirada da faringe é em último caso, por isso a importância do tratamento precoce.

O fonoaudiólogo do Hospital José Abrão, Anderson Borges de Carvalho comentou sobre a das entregas dos equipamentos. “Nós somos o primeiro hospital a estar entregando em MS as laringes eletrônicas, via SUS. Nós estamos a dois anos fazendo contato com a empresa que faz a entrega dos equipamentos no Brasil. Os outros centros urbanos tem a facilidade da entrega”.

Ao todo, 20 pacientes estão na fila de espera para receber o equipamento, a expectativa é que todos recebam a laringe eletrônica até o final deste ano. Os pacientes que receberam o equipamento hoje irão receber acompanhamento para uma melhor adaptação nos próximos meses.

O hospital Alfredo Abrão é referência aqui no estado no tratamento de câncer. Cerca de 20% dos pacientes de câncer de cabeça e pescoço são de cidades do interior.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) os cânceres de boca e laringe são os mais frequentes entre os homens. Já nas mulheres, predomina o da tireoide. A estimativa do instituto para Mato Grosso do Sul é que o estado tenha 510 casos novos neste ano. Sendo 180 cânceres de boca, 190 casos de tireoide e 140 de laringe.