Cerca de 200 pessoas marcaram presença no 1º RCN Agro 2022, realizado na noite desta terça-feira (18), na Famasul. A primeira palestra foi do consultor de mercado de commodities Maurício Bellinelo. Para ele, mais que cuidar da produção e dos negócios dentro da porteira é necessário conhecimento para potencializar os ganhos para fora.
“Quando chega na hora de comercializar esse produto parece que age quase que por reflexo: pouco a pensar e muito a executar. A ideia principal é trazer para o agricultor médio a ideia de que a comercialização dos seus ativos tem toda uma lógica de mercado, que a depender da forma com a qual executa esse tipo de atividade, ele pode trazer ao longo das safras uma melhor condição, que a gente chama de sustentabilidade financeira desse ativo.”.
O PIB de Mato Grosso do Sul é um dos que mais cresce no Brasil e a expectativa é que a produção neste ano atinja R$ 82 milhões no valor bruto. Para um estado que é puxado pela alta no preço da soja e do milho, Bellinelo prevê uma presença cada vez maior dentro e fora do país.
“Eu honestamente acho que Mato Grosso do Sul, até como já tem se comprovado nos últimos cinco a dez anos, tem utilizado essa vantagem estratégica de ter muito campo, do ponto de vista produtivo, tecnológico e do conhecimento, para poder se tornar um dos estados mais eficientes da porteira para dentro (na parte da produtividade) e da porteira pra fora (do ponto de vista do volume de riquezas trazidas e mantidas no estado).”.
Confira a reportagem do 1º RCN Agro 2022:
a