Veículos de Comunicação

Educação

Programa Agrinho tem recorde de escolas inscritas na edição de 2023

Cerca de 150 mil alunos de mais de 500 escolas participam da edição

Promovendo a conexão campo-cidade, o Sistema Famasul junto com o Senar Mato Grosso do Sul, leva para sala de aula informações sobre a produção agropecuária do Estado. Desde 2014, a metodologia do programa já foi apresentada para quase 800 mil alunos em mais de duas mil escolas. 

Após dois anos de pandemia e com a edição de 2022 completamente online, o programa teve recorde de inscrições. Conforme conta Andreia Patricia Rodrigueiro, analista educacional do Senar/MS. “Para este ano de 2023, as adesões já foram encerradas no mês de maio. Este ano tivemos um recorde de inscrições com mais de 570 escolas inscritas para esse ano”, conta Andreia.

De acordo com a analista, o Programa Agrinho tem como perspectiva promover a integração da teoria com a prática pedagógica. “Os professores trabalham a coleção Agrinho envolvendo os alunos, a comunidade escolar, os professores, incentivando eles sobre a importância do conhecimento da conexão campo-cidade”.

Raul Ferreira Fernandes, estudante da Escola Municipal Prof. Paulo Ney, em Anaurilândia, participou das edições do Agrinho em 2021 e 2022. Com apenas 10 anos, Raul afirma que através do Programa ele mudou a forma de ver a natureza.  “O programa me ensinou a ver as plantas com carinho, elas são seres vivos como nós. Nosso futuro no planeta depende de como tratamos elas”, relata Raul.

Atualmente cursando o quarto ano do ensino fundamental, Raul sempre teve o agro integrando sua família. Com bisavós e avós pecuaristas, o jovem conta que o setor agropecuário faz parte da sua vida. “Minha mãe sempre morou no sítio e entende muito bem sobre o setor que mais cresce no Brasil. Então, para mim, o setor agropecuário é a vida, é o futuro de cada um de nós”, expressa o jovem.

Além do conhecimento, escolas, alunos e professores poderão concorrer ao Concurso Agrinho, que reconhece os melhores trabalhos desenvolvidos durante o ano.

Ouça na íntegra: