Veículos de Comunicação

PROMUSE

Programa Mulher Segura reavalia protocolos e ações na capital

O Promuse, da Polícia Militar de MS, busca otimizar os atendimentos para combater a violência contra as mulheres

Reunião de avaliação das ações atuais e futuras – Foto: Divulgação/PMMS
Reunião de avaliação das ações atuais e futuras – Foto: Divulgação/PMMS

As ações para fortalecer o apoio a mulheres vítimas de violência doméstica têm mobilizado toda a rede de proteção e combate a esse tipo de crime, em Campo Grande, nos últimos dias.

O estopim para uma análise rigorosa nos protocolos foi o assassinato da jornalista Vanessa Ricarte, no dia 12 deste mês, quando foram evidenciadas falhas na rede de proteção às mulheres vítimas de violência.

Nesta sexta-feira (21), foi o efetivo do Programa Mulher Segura (Promuse), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), que realizou uma reunião estratégica para apresentar formas de aprimorar e otimizar o atendimento.

O encontro é resultado de uma iniciativa conjunta entre a PMMS, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS) e o Governo do Estado com objetivo de fortalecer a rede de proteção e garantir um acolhimento mais ágil e eficiente.

A reunião abordou as ações de otimização dos protocolos e a aceleração dos processos administrativos, ampliando as visitas técnicas e o acompanhamento das Medidas Protetivas de Urgência, bem como o atendimento de urgência e emergência, por meio do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), atuando de forma integrada aos demais órgãos de segurança pública.

Com a expansão das atividades do Promuse, junto ao CPM, por meio das equipes estabelecidas em cada Batalhão e Companhia Independente da Capital, já tivemos melhora de cerca de 80% na quantidade de atendimentos do programa, em relação ao ano passado“, informou a Polícia Militar.

Medidas discutidas

Entre as principais medidas em implementação estão a ampliação da colaboração entre instituições para garantir um atendimento coordenado e eficaz; a redução da burocracia para proporcionar respostas mais rápidas na proteção das vítimas; e a modernização das estruturas de atendimento, incluindo investimentos em informatização e capacitação contínua dos profissionais envolvidos.

Primeiros resultados

Na última semana, foram realizados 29 atendimentos do Promuse devido ao descumprimento de medidas protetivas, com 12 prisões. Dois autores foram flagrados dentro da residência da vítima.