Veículos de Comunicação

Oportunidade

Programa oferece conhecimento gratuito sobre empreendedorismo

Lançamento do 'Negócio Cultural' foi na sede de um projeto social do Bairro Jardim Anache

Jovens da Cidade dos Meninos acompanham o lançamento do programa - Foto: Gerson Wassouf
Jovens da Cidade dos Meninos acompanham o lançamento do programa - Foto: Gerson Wassouf

Nesta quinta-feira (28), foi realizado o lançamento oficial do programa 'Negócio Cultural', na sede do projeto Cidade dos Meninos. A ação tem o objetivo de capacitar microempreendedores locais e jovens, a partir de 15 anos, que desejam abrir ou potencializar seu negócio.

Representantes das empresas parceiras estavam presentes na cerimônia e deram depoimentos e explicações para os jovens do projeto. 

"Nós entramos com o apoio institucional e depois capacitamos boa parte da nossa rede de consultores em Mato Grosso do Sul, para que esses conhecimentos sejam compartilhados com os jovens. Aqui nós temos o intuito de despertar o empreendedorismo nesses jovens", relata a diretora técnica do Sebrae de Mato Grosso do Sul, Maristela França.

Não só despertar o empreendedorismo, o programa também aumentou a esperanças de quem já pensava em ter seu próprio negócio, como é o caso do estudante, Andrey Vinícius Gimenez, de 17 anos, que participa do projeto 'Cidade dos Meninos' desde 2020. "É um projeto muito bom que eu pretendo aproveitar muito. Eu quero fazer Direito, quero empreender nessa área e ter meu próprio escritório de advocacia no futuro. Com certeza esse conhecimento vai me ajudar muito", afirma o jovem.

Joel Pereira, de 18 anos, participa do projeto há mais de três anos e também vai aproveitar a oportunidade para pensar no futuro profissional. "A 'Cidade dos Meninos' é uma instituição sem fins lucrativos que sempre nos ajudou na nossa formação para o mercado de trabalho. Mais esse curso agora, vai chegar para somar. Eu quero empreender na área de tecnologia, sistemas de informação e engenharia de software, esse ramo tá crescendo bastante", conta.

A concessionária de água de Campo Grande também é uma das instituições parceiras e que acredita na profissionalização dos jovens. "Todos os alunos e ex-alunos dessa instituição terão acesso à um curso de formação e empreendedorismo. Esse curso vai ensinar desde criar um negócio, até manter e alavancar esse negócio com ações sustentáveis. Além de educação financeira e ciclos de caixa, que são conhecimentos básicos para quem deseja seguir nessa carreira", explica Paulo Antunes, Diretor de Relações Institucionais da Aegea e representante da concessionária.

A Cidade dos Meninos existe desde 1999 contribuindo com a formação de jovens e adolescentes de famílias de baixa renda. O coordenador do projeto, Pedro Jordão Neto, fala sobre o novo programa de empreendedorismo e a importância de oferecer conhecimento para os meninos e meninas que participam dos cursos.

"Esses jovens são o futuro. Nós já ministrávamos aulas aqui sobre empreendedorismo, mas esses cursos vão oferecer conhecimentos ainda mais específicos sobre o setor. Nossos parceiros fazem com que tudo isso seja possível, disponibilizando os recursos necessários", ressalta o coordenador.

Microempresários e jovens a partir de 15 anos podem participar do programa, as inscrições são realizadas pelo site do 'Negócio Cultural'.