Neste ano entra em vigor a nova lei Federal que incentiva a sustentabilidade e a economia de baixo carbono, estabelecendo regras para o mercado de créditos de carbono. A medida beneficia produtores rurais, que poderão vender créditos para empresas obrigadas a compensar suas emissões.
Para auxiliar os produtores na adaptação à nova legislação, o Senar/MS lançou o programa Carbono ATeG. A iniciativa realiza, através da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), a mensuração das emissões de gases de efeito estufa nas propriedades rurais, fornecendo um diagnóstico detalhado sobre a pegada de carbono da produção.
No primeiro ciclo de atividades, 30 propriedades rurais das cadeias de grãos e bovinocultura de corte participaram do levantamento.
Ao final do diagnóstico, cada produtor receberá um relatório detalhado com informações essenciais para ingressar no mercado de carbono e atender às novas exigências do setor agropecuário. A previsão é ampliar o número de propriedades atendidas e aprimorar as metodologias de mensuração e redução de emissões.
*Com informações do Senar/MS