A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Coxim autuou um proprietário rural em R$ 226.500 por maus-tratos a animais, na terça-feira (26). A ação foi realizada após denúncia de que o gado da fazenda estava em condições precárias, com vários animais mortos em decorrência da fome e sede.
Durante a fiscalização, a equipe da PMA constatou que 21 bovinos estavam mortos e 130 em condições de maus-tratos. Os animais estavam extremamente debilitados, com dificuldades para se levantar por falta de alimentação. No local, não havia pastagem para os animais.
Essa não é a primeira vez que o proprietário é flagrado cometendo o crime de maus-tratos. Em 2020, a PMA também constatou irregularidades na mesma fazenda, quando foram localizadas 25 carcaças de gado morto e 211 animais em condições de maus-tratos.
O proprietário foi notificado a providenciar alimentação adequada para todo o rebanho e a construir bebedouros para os animais. Por se tratar de reincidência, o valor da multa foi triplicado. O proprietário também responderá criminalmente por maus-tratos a animais.