No dia 13 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Mau Humor. A demonstração desse estado de espírito menos sociável pode estar ligada a hábitos alimentares e à saúde intestinal da pessoa.
Segundo a nutricionista Paula Saldanha, isso se deve, muitas vezes, ao fato de que o intestino é considerado o segundo cérebro.
“Em algumas literaturas, principalmente do Instituto Madison Funcional Americano, vemos que ele é considerado, por que não, o primeiro cérebro. É onde ocorre a produção de serotonina para o cérebro. E, sem essa produção de serotonina, como estaríamos bem, felizes? Então, o intestino é essencial para o equilíbrio do nosso corpo”, explicou.
Conforme Paula, o excesso de gordura e açúcar contribui para a piora do processo inflamatório corporal e, consequentemente, do humor.
“Alimentos com excesso de transgênicos, açúcares, alimentos com fungos, uso excessivo de medicações, bebidas alcoólicas e desregulações nos hábitos de vida propiciam ao intestino uma tendência ao mal-estar e ao mau humor”, frisou a nutricionista.
Por outro lado, para quem deseja se beneficiar da alimentação para melhorar o humor, Paula indicou a ingestão de frutas vermelhas, que ajudam na liberação de serotonina.