A partir desta terça-feira, 1º de abril, a Receita Federal disponibilizou a declaração pré-preenchida completa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. Após um período inicial com informações parciais devido à greve dos auditores fiscais, os contribuintes agora têm acesso a todos os dados necessários para facilitar o preenchimento da declaração.
A declaração pré-preenchida inclui automaticamente informações como rendimentos, pagamentos, saldos bancários, investimentos, imóveis adquiridos, doações realizadas, criptoativos, contas bancárias e ativos no exterior, além de contribuições para a previdência privada. Esses dados são obtidos de fontes como a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob), Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed) e Carnê-Leão Web.
Além de agilizar o processo de preenchimento, a utilização da declaração pré-preenchida confere prioridade no recebimento da restituição. Para acessá-la, é necessário possuir uma conta Gov.br com nível de segurança prata ou ouro. O contribuinte deve acessar sua conta e selecionar a opção “Iniciar declaração pré-preenchida”.
O prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda 2025 começou em 17 de março e se estende até 30 de maio, às 23h59min59s. A Receita Federal estima receber 46,2 milhões de declarações neste ano. É recomendável que os contribuintes reúnam toda a documentação necessária para comparar com os dados fornecidos na declaração pré-preenchida, garantindo a precisão das informações prestadas.