A “10ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios” foi lançada na manhã desta terça-feira (26) pela Reflore/MS, com o tema “Fogo Zero – rápido na reação, constante na prevenção”. O objetivo é desenvolver no estado uma cultura permanente de prevenção contra os incêndios florestais e isso deve ser feito através da capacitação de pessoas e divulgação de informações para quem mora em áreas urbanas e rurais.
Entre os assuntos que devem receber destaque estão o empobrecimento do solo, poluição do ar e acidentes nas rodovias devido à fumaça.
A conscientização vai continuar sendo o caminho nessa nova edição da campanha e segundo o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella, já é possível perceber mudança de comportamento das pessoas nos últimos anos.
“Hoje, a gente tem a conscientização ambiental muito maior do que tinha anos atrás. A ferramenta de se utilizar a queimada como limpeza de pastagem está em desuso completamente. Era uma técnica mundial, todo mundo usava isso aí. O produtor rural vem incorporando tecnologias dentro da propriedade, e a prevenção faz parte delas, para não precisar adotar essa antiga ferramenta [queima do terreno]”.
O presidente da Reflore/MS, Junior Ramires, destacou as ações que devem ser realizadas na campanha este ano e a importância de também falar com as gerações mais jovens para proporcionar mudanças. Confira:
Em entrevista à CBN Campo Grande, o diretor executivo da Reflore/MS, Dito Mário, destacou as mudanças ao longo dos últimos dez anos que a campanha vem proporcionando. Confira: