Em solenidade realizada na quarta-feira (12), em Brasília, Camila Ítavo tomou posse como reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), oficializou a posse de 15 reitores de universidades e institutos federais e reuniu lideranças acadêmicas, autoridades e parlamentares.
Representando os reitores empossados, Ítavo destacou em seu discurso o caráter democrático do processo que a levou ao cargo. “Nossa posse é um reflexo de um debate democrático e transparente, que escolhe aqueles e aquelas que melhor representam as universidades. É a democracia que se traduz em legitimidade”, afirmou.
Camila também ressaltou a responsabilidade de liderar uma instituição com impacto direto na vida de milhares de pessoas. “No caso da UFMS, 50 mil pessoas confiam em nosso trabalho, além daqueles que, mesmo não votando na consulta, continuam sob nossa responsabilidade. Seja por medicamentos, vacinas ou novas tecnologias sociais, as universidades públicas são um pilar de transformação e dignidade para a sociedade”, enfatizou.
Protagonismo feminino em evidência
A cerimônia evidenciou o crescimento da representatividade feminina em cargos de liderança nas universidades. Das 15 gestoras empossadas, oito eram mulheres, fato que não passou despercebido pela reitora da UFMS.
“As universidades são espaços onde o novo se torna referência. Ocuparmos esses espaços é inspirar outras mulheres, meninas e jovens a acreditarem no poder transformador da educação. Essa é uma missão que carrego com orgulho e responsabilidade”, declarou.
Camila Ítavo também reforçou a importância do espírito universitário para enfrentar adversidades. “As universidades são espaços de sonho, cuidado, amizade e juventude. Que possamos nos inspirar nesse espírito para construir um futuro melhor, com dedicação às próximas gerações”.
*Com informações da UFMS