Veículos de Comunicação

CBN SAÚDE

Retinoblastoma: a importância do diagnóstico precoce em bebês e crianças

Médica esclarece sobre o câncer ocular infantil que pode levar à morte quando descoberto tardiamente

Oftalmologista Talita Richards - Foto: LSSCom
Oftalmologista Talita Richards - Foto: LSSCom

O Retinoblastoma é um câncer ocular raro, de crescimento rápido, que afeta bebês e crianças de até cinco anos de idade, sendo responsável por até 15% dos cânceres que ocorrem no primeiro ano de vida.

Informações da Biblioteca Virtual, do Ministério da Saúde, revelam que esse tipo de câncer afeta uma média de 400 crianças por ano no Brasil. E, segundo os médicos, o diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para a cura em até 90% dos casos.

"O retinoblastoma inicial às vezes pode dar uma alteração muito pequena, que não provoca nenhum sintoma observado pelos pais. Por isso a importância de fazer o exame oftalmológico de rotina com um médico especialista", alerta a oftalmologista Talita Richards.

Nesse final de semana, médicos de todo o país estiveram mobilizados na campanha "De olho nos olhinhos" para difundir as informações sobre a doença entre pais e responsáveis pelas crianças.

A médica Talita Richards, coordenadora da ação em Campo Grande, destacou a importância da rotina de levar as crianças para um exeme mais detalhado nos olhos. 

"O exame oftalmológico completo, a gente dilata a pupila, consegue ver toda a retina, o fundo de olho, então a gente consegue pegar coisas mais sutis. A gente então orienta com um mês, depois com seis meses, depois anualmente". 

Clique abaixo e acompanhe a entrevista, na íntegra:

SAIBA MAIS