A ponte da Rota Bioceânica, que liga o município de Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta (Paraguai), está com 52% da obra concluída, com previsão de finalização em novembro de 2025.
A informação foi repassada durante reunião do GT-14, grupo de trabalho que reúne autoridades do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina e coordena os projetos de infraestrutura prioritários para a integração física e ao impulso de obras que promovam a integração produtiva e logística no Mercosul.
A reunião foi realizada na segunda-feira (3) de forma virtual a partir de Assunção, no Paraguai, e debateu temas como a Ponte Bioceânica sobre o Rio Paraguai entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, a Ponte da Integração sobre o rio Paraná entre Presidente Franco (Paraguai) e Foz de Iguaçu (Brasil), o Corredor Bioceânico Viário (CBV), o traçado do corredor, entre outras obras prioritárias para os governos destes países.
“A primeira discussão foi em relação ao andamento das obras tanto em Foz do Iguaçu quanto em Porto Murtinho e Carmelo Peralta. Foi sinalizado que estamos com 52% das obras finalizadas na ponte de Porto Murtinho. Tem evoluído o projeto e foi divulgado que a obra tem previsão de estar concluída em 26 de novembro de 2025”, afirmou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, salientando que esta foi a data que a empresa apresentou para o término da obra.
Outro ponto importante citado pelo titular da Semadesc foi a apresentação do andamento da obra do acesso de 13 km que liga a BR-267 até a Ponte. “O DNIT colocou que o acesso deve começar já no próximo mês. Aí depois eles poderão dar uma sincronização de cronograma para 2026 para se ter uma Rota consolidada”, acrescentou.
O Paraguai também demonstrou interesse em fazer a ponte sobre o Rio Picomail, entre Pozo Hondo e Mission de La Paz, no traçado da Rota, que passa ao norte da Argentina. “O Paraguai se dispôs a fazer isso com recursos próprios. Isso foi apresentado aos argentinos e devem fazer um acordo sobre isso”, enfatizou o secretário.
Outro ponto discutido foi o projeto de construção de um gasoduto através do Corredor Bioceânico. “É uma proposta unilateral ainda do Paraguai para passar gás natural que viria da Argentina e fazendo um novo gasoduto que se conectaria com o gasoduto Brasil-Bolívia. O assunto foi colocado na mesa para se debater entre os ministérios”, afirmou o secretário.
A questão da conectividade digital, as dificuldades do transporte aéreo e as potencialidades da hidrovia Paraguai-Paraná também foram colocadas em pauta.
*Com informações da Semadesc