Na primeira quinzena deste mês de outubro, o Hospital da Cassems realizou oito cirurgias robóticas em Campo Grande. Foram os primeiros procedimentos realizados em Mato Grosso do Sul com o uso dessa tecnologia.
A inovação, além de tornar as cirurgias mais precisas e com menos intercorrências ou sequelas nos pacientes, também proporciona um melhor desempenho do médico cirurgião.
O urologista e especialista em cirurgia robótica, Dr. José Ricardo Cruz Silvino, explicou em entrevista à Rádio CBN Campo Grande como o robô ‘Da Vinci’ tem transformado o tratamento cirúrgico em casos considerados complexos pela medicina.
Entre os benefícios citados pelo cirurgião, devido ao procedimento ser menos invasivo do que uma cirurgia tradicional, estão o menor trauma cirúrgico, a redução das complicações intra e pós-operatórias e também do tempo de internação.
“A mudança é gigantesca. A gente já vem fazendo cirurgia robótica há algum tempo e a gente já vem observando essa melhora na recuperação no pós-operatório desses pacientes há bastante tempo. Esses oito pacientes também estão super bem, todos já em casa com alta. O tempo de internação desses pacientes foi de mais ou menos 12 a 24 horas, pós cirurgia“, explicou Silvino.
Clique abaixo e acompanhe os detalhes da entrevista que tratou também sobre o credenciamento de novos cirurgiões para atuarem com o robô ‘Da Vinci”: