A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que até a amanhã desta terça-feira (21), “o Ministério da Saúde não forneceu aos estados informações detalhadas sobre a data ou previsão para o recebimento dos insumos de teste rápido para dengue”.
Na segunda-feira (20), o Ministério da Saúde anunciou que vai distribuir 6,5 milhões de testes rápidos para diagnóstico de dengue em todo o país.
Para a distribuição dos testes, foi utilizado o critério da proporção de notificação dos casos suspeitos de dengue em cada estado durante as últimas semanas epidemiológicas.
A informação sobre a distribuição dos testes foi confirmada na segunda-feira (20) pelo Ministério da Saúde, durante reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde. Segundo a pasta, a distribuição vai começar na próxima semana e os gestores estaduais serão orientados por meio de uma nota técnica com critérios de uso.
Para Mato Grosso do Sul, a previsão é de que sejam enviados quase 42 mil testes. De acordo com a SES, só neste ano foram registrados 298 casos suspeitos e 25 confirmados de dengue. Até o momento, não há registro de mortes pela doença no estado.
Selvíria, Jateí, Antônio João e Paraíso das Águas lideram o ranking dos municípios com maior incidência da doença em MS.
Especialistas em saúde pública alertam que, como as chuvas são mais frequentes nesta época, o número de casos pode aumentar nas próximas semanas.