Veículos de Comunicação

Oportunidade

Sebrae lança "Rede de Agentes" em Mato Grosso do Sul

250 novos profissionais vão ajudar empresários do estado

Sebrae lança "Rede de Agentes" em Mato Grosso do Sul - Foto: Ingrid Rocha/CBN
Sebrae lança "Rede de Agentes" em Mato Grosso do Sul - Foto: Ingrid Rocha/CBN

O Sebrae-MS lançou na manhã dessa segunda-feira (30) a “Rede de Agentes Sebrae”, em evento no Centro de Convenções Albano Franco. São 250 novos profissionais, sendo 179 agentes de orientação que vão atuar em temáticas de finanças e crédito, ecoturismo, mercado, roteiros turísticos e territoriais. Os outros 71 são agentes Locais de Inovação (ALI) e eles vão focar no acompanhamento de empresas nas áreas de transformação digital, rural, educação empreendedora e ecossistemas.

Muitos dos profissionais selecionados já participaram de outras ações do Sebrae-MS como agentes, sendo que alguns ficaram um período afastado e estão voltando agora.

O Francisco Espíndola está indo para o 9º ano como agente. Na capacitação, ele aprender a como fazer visita as empresas, como abordar e identificar as necessidades do empresário e assim levar a solução Sebrae para eles. Nas experiências dentro dos negócios, Francisco disse que pode vivenciar realidades diferentes. “Esse contato é fantástico, porque cada empresa é uma empresa diferente, cada pessoa é uma pessoa diferente. Você passa aquilo que você conhece e tem diferentes visões dos empresários, sendo que alguns trazem para dentro da empresa aquilo que você apresentou e outros têm um certo receio, por não ter uma certa noção do que a gestão traz de diferente para a empresa.”

A Edicleia Silva atuou como agente de finanças em 2014, depois parou por alguns anos e agora está retomando. Ela percebeu que os empresários encontram dificuldade quando se fala da parte financeira do negócio. “Hoje a maioria dos empresários tem grande dificuldade na parte financeira, de controle de gestão financeira da empresa. Então, nós ajudamos e auxiliamos ele nessa parte.”.

Em Mato Grosso do Sul, 60 municípios vão ser contemplados e a previsão é que sejam feitos 52 mil atendimentos. O tempo de atendimento vai variar conforme a modalidade de agentes, indo de uma hora até 15 meses.