Veículos de Comunicação

CULTURA

Secchin abre temporada 2025 do Chá Acadêmico da ASL

Evento com imortal da Academia Brasileira de Letras será no dia 27 de março

Imortal Antonio Carlos Secchin - Foto:  Fernando Rabelo
Imortal Antonio Carlos Secchin - Foto: Fernando Rabelo

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) realiza na próxima quinta-feira (27), às 19h30, a primeira edição do Chá Acadêmico de 2025 com a presença do imortal Antonio Carlos Secchin, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

O encontro marca o início da série “ABL na ASL: Palestras Imortais”, realizada em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Secchin abordará o tema “Iracema – de José de Alencar a Chico Buarque” , examinando as transformações do mito de Iracema desde sua origem no romance de Alencar até sua releitura musical na obra de Chico Buarque. O percurso inclui ainda uma representação parnasiana menos conhecida, presente na obra de Olavo Bilac.

Arte ao vivo e música erudita

O evento também dá início às atividades de dois projetos culturais relacionados à ASL: “Arte na Academia” e “Música Erudita e suas Fronteiras” .

Lúcia Monte Serrat e Lúcio Laranjeira

O primeiro será realizado em parceria com a Confraria Sociartista e trará pintura ao vivo com os artistas visuais Lúcia Monte Serrat e Lúcio Laranjeira. Enquanto Lúcia explora temas femininos com cores vibrantes, Laranjeira apresenta arte Naif inspirada no Pantanal sul-mato-grossense.

Pieter Rahmeier

Já o projeto musical, desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), contará com apresentação dos violonistas Pieter Rahmeier e Pedro Vicente.

Rahmeier é mestre em Música pela UFG, atua como professor na UFMS e coordena a Camerata Madeiras Dedilhadas. Vicente é aluno do curso de Música da universidade.

Sobre o palestrante

Antonio Carlos Secchin

Antonio Carlos Secchin é Doutor em Letras pela UFRJ, onde lecionou Literatura Brasileira e se tornou professor emérito.

Ocupa a cadeira nº 19 da Academia Brasileira de Letras e tem extensa atuação acadêmica no Brasil e no exterior, com passagens por instituições na França, Itália, Espanha, Portugal, entre outros países.

É autor premiado e já proferiu cerca de 500 palestras em diversos eventos literários.

Serviço

A palestra tem entrada gratuita e será realizada no auditório da ASL, localizado na Rua 14 de Julho, nº 4653, em Campo Grande.