A Secretaria de Educação de Campo Grande vai participar de uma reunião com a Secretaria Estadual de Saúde e outros municípios para tratar sobre a situação da pandemia de covid-19 e a volta às aulas. Segundo a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, por enquanto, a previsão é de retorno 100% presencial e caso a SES oriente uma mudança, eles já têm dois planos, são eles: escalonado como foi em 2021 ou 100% remoto.
A reunião foi convocada pela Secretaria de Saúde a o planejamento é que seja realizada às 14h30.
Vacinação
Em relação a obrigatoriedade da vacina contra a covid-19 para crianças, a secretária disse que não é possível cobrar a imunização, pois eles não têm amparo legal para isso. “A vacina da covid não entrou no calendário de vacinação ainda. Então, ela não está como obrigatória. Nós não temos amparo legal para cobrar”.
Em Campo Grande, oito escolas vão realizar a vacinação principalmente de crianças a partir dos cinco anos.
Covid-19
As crianças que tiverem sintomas gripais ou um mal-estar, a orientação da Secretaria de Educação é que os pais ou responsáveis não deixem que elas frequentem a escola por alguns dias. Elas deverão fazer o isolamento em casa por 7 a 10 dias. O mesmo vale para o caso de um familiar testar positivo ou tiver os sintomas.
Reforço escolar
A Secretaria de Educação deve realizar uma avaliação para saber em quais níveis estão os alunos e também planeja o “quinto tempo”, que seria o reforço depois da aula para os estudantes. Para as crianças e adolescentes do período matutino, o reforço seria de 11h10 às 12h10 e para os do período vespertino das 17h10 às 18h10.