O segundo lote com doses pediátricas da Pfizer chega em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (18). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), serão outras 18,3 mil vacinas que desembarcam às 7h35 no aeroporto internacional de Campo Grande.
As primeiras 18,3 mil doses destinadas às crianças de 5 a 11 anos chegaram no Estado no último dia 14. No mesmo dia as doses foram distribuídas aos 79 municípios, que iniciaram a imunização em 15 de janeiro.
Entre os dias 15 e 16, foram 4.066 vacinas aplicadas. O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, pediu empenho aos municípios para a aplicação da vacina nas crianças de 5 a 11 anos. “Estávamos ansiosos para a chegada das doses pediátricas. Distribuímos aos municípios em tempo recorde. Importante continuar seguindo no processo de imunização em Mato Grosso do Sul”, disse.
Conforme Resolução, a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos acontecerá de forma decrescente, iniciando a partir dos 11 anos de idade até chegar às crianças de 5 anos.
Conforme o Ministério da Saúde, a prioridade de vacinação é para crianças com deficiência permanente ou com comorbidades, indígenas, quilombolas e crianças que vivam em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19.
Não é necessário apresentação de receita médica para a imunização. Mas as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis legais.