Desde que assumiu a pasta da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais em Mato Grosso do Sul, em 2023, Humberto de Mello Pereira explicou que uma das principais demandas que tem escutado dos produtores rurais familiares no estado é o pedido de reforço no suporte técnico para o desenvolvimento da produção.
“Atendendo a esses anseios que o governo do estado autorizou a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) a realizar um processo seletivo, que foi concluído no ano passado, e esses profissionais assumiram recentemente. Neste mês, já a partir dessa contratação, aproximadamente 120 profissionais estão à disposição da Agraer para melhorar o atendimento”, explicou Pereira.
Durante a entrevista, ao Jornal CBN Campo Grande, desta segunda-feira (20), Humberto Pereira falou sobre o programa de aquisição de alimentos no estado, que tem beneficiado famílias produtoras em Dourados, Terenos e Amambai.
“O programa de aquisição de alimentos é algo fantástico, porque ele eleva a condição de renda do agricultor, já que pagamos um preço justo. Ele acessa o mercado, programa sua produção e já sabe para quem entregará. Ao mesmo tempo, as entidades que recebem os produtos também melhoram. São produtos doados pela comunidade, pelos quais o estado, por meio do programa, paga aos agricultores, melhorando a alimentação dessas entidades”, explicou.
Ele detalhou ainda o impacto do Programa Agroflorestar/Carbono Neutro, que tem como objetivo apresentar práticas agrícolas sustentáveis para reduzir a emissão de carbono e recuperar áreas degradadas.