A Polícia Federal deflagrou a Operação Zollfrei, nesta quarta-feira (12/2), para cumprir mandados de busca e apreensão em Dourados-MS e no interior de São Paulo. O alvo é um grupo criminoso investigado por descaminho e contrabando de mercadorias estrangeiras.
A Justiça Federal da 3ª Região, que autorizou a operação, também determinou o bloqueio de contas bancárias e a indisponibilidade de imóveis e veículos pertencentes ao grupo, com sequestro de valores e ativos financeiros, totalizando até R$ 3,6 milhões.
A operação foi conduzida por agentes federais de Naviraí-MS, que cumpriram os mandados de busca e apreensão em três endereços localizados em Dourados e outro em Votuporanga-SP. Os policiais apreenderam documentos, aparelhos eletrônicos e bens que podem comprovar a ligação dos investigados com os crimes.
As investigações indicam que a organização criminosa estruturou um esquema de importação irregular de mercadorias, utilizando veículos batedores para evitar fiscalizações e movimentando grandes quantias.
Inquérito na PF
A investigação teve início em 2022, após a prisão em flagrante de um cidadão paraguaio transportando mercadorias estrangeiras sem comprovação de regularidade na importação. A análise do material apreendido permitiu identificar outros suspeitos e empresas possivelmente envolvidas no esquema.
Os suspeitos poderão responder por descaminho, lavagem de dinheiro e organização criminosa.