O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Campo Grande será modernizado com o apoio da tecnologia desenvolvida por alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Senac.
Nesta semana, eles entregaram um novo sistema desenvolvido para otimizar o registro e o acompanhamento de ocorrências. A ferramenta chamada de Ambulink foi criada como parte do projeto “Desafio de Inovação”, promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec).
A plataforma permitirá a gestão mais eficiente das fichas de atendimento, integrando informações que hoje são registradas de forma manual.
Durante oito semanas, a equipe vencedora, formada por aprendizes do Senac – Caio, Davi, Eduardo, Guilherme, Gabriel e Maurício – trabalhou intensamente no desenvolvimento do protótipo, utilizando a metodologia e o apoio técnico e institucional do Sistema S.
Durante esse processo de construção da tecnologia, os estudantes fizeram uma verdadeira imersão na rotina do SAMU, identificando gargalos, escutando os profissionais da linha de frente e adaptando o sistema às demandas reais do serviço.
Agora, com o Ambulink, todo o fluxo de atendimento — da ligação de emergência até a chegada do paciente à unidade de saúde — será modernizado, com maior precisão, segurança e agilidade.
“O Ambulink é resultado direto da escuta de uma dor real do nosso sistema de saúde. É a ciência e a tecnologia sendo desenvolvidas por alunos, para resolver um problema concreto da sociedade”.
Jordana Duenha – diretora regional do Senac/MS
A expectativa é que o sistema passe a ser implantado nos próximos meses, após ajustes finais, treinamentos e integração com a rede municipal de saúde.
Parceria e Inovação
O diretor-presidente da Agetec, Leandro Basmage, ressaltou que a parceria com o Senac reforça o compromisso da administração municipal com a inovação e o fortalecimento de talentos locais.
A coordenadora interina do Samu na Capital, Dra. Renata Veloso, se mostrou entusiasmada com a tecnologia desenvolvida.
“Representa um avanço concreto na forma como prestamos nossos serviços à população. Vamos ter dados mais fidedignos, melhorar nosso planejamento, reduzir o tempo de resposta e garantir mais segurança às nossas equipes. Isso salva vidas“, enfatizou a médica.