O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) prevê que nesta terça-feira (19) o calor intenso persistirá, acompanhado por baixos níveis de umidade relativa do ar. Uma massa de ar quente e seco contribuirá para um aumento significativo da temperatura durante o dia, mantendo os valores acima da média em grande parte do estado.
Essas condições meteorológicas podem impactar a saúde da população, aumentando os riscos à saúde. Por esse motivo, o Cemtec recomenda a ingestão frequente de líquidos, evitar a exposição direta ao sol durante os períodos mais quentes e secos do dia, aplicar protetor solar e optar por uma dieta mais leve e saudável.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para Mundo Novo, localizado no extremo sul do estado. Já para o leste de Mato Grosso do Sul o alerta é de chuvas intensas variando de 20 a 50 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Em Campo Grande, a temperatura ficou na casa dos 25°C, no início da manhã, e pode chegar aos 35°C ao longo do dia. Já em Dourados, a mínima foi de 24°C, com máxima de 37°C. Nas regiões sul-fronteira e leste, Ponta Porã e Anaurilândia a mínima ficou em 24°C, chegando a 35°C e 36°C, respectivamente. Iguatemi, no cone-sul, a oscilação fica entre 25°C e 35°C.
No Bolsão, Paranaíba iniciou o dia com 25°C, atingindo os 34°C como máxima, enquanto Três Lagoas registrou 26°C pela manhã e deve chegar a 36°C à tarde. Na região Norte, Coxim teve mínima de 24°C no início do dia, alcançando 36°C posteriormente.
Em Corumbá, no Pantanal, a variação da temperatura é de 28°C e 37°C, enquanto Aquidauana, na mesma região, a mínima é de 26°C e máxima de 38°C. Porto Murtinho, na região sudoeste, experimentará as temperaturas mais altas do dia, com mínima de 29°C e máxima de 40°C durante os períodos mais quentes.
*Com informações: Cemtec e Inmet