Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tanto de graduação quanto de pós-graduação, têm a oportunidade de renovar suas matrículas a partir desta segunda-feira (22). O processo, que se estenderá até terça-feira, (23), deve ser realizado exclusivamente online, por meio do Passaporte UFMS, acessível via celular, tablet ou computador.
De acordo com Cristiano Costa Argemon Vieira, pró-reitor de Graduação, é fundamental que todos os estudantes realizem a renovação de suas matrículas para manter o vínculo com a universidade. "Mesmo com disciplinas em reposição, é necessário se matricular nas disciplinas do segundo semestre", ressalta.
Para alunos da graduação, seja presencial ou a distância, o processo deve ser feito através do Sistema Acadêmico (Siscad). Neste sistema, os estudantes podem selecionar as disciplinas desejadas, devendo prestar atenção aos horários para evitar conflitos. "É importante respeitar o prazo de renovação. Em caso de dúvidas, os estudantes devem contatar o coordenador do curso ou a Coordenadoria de Gestão Acadêmica da unidade", enfatiza Vieira.
Para aqueles que não conseguirem uma vaga na primeira fase, uma segunda etapa de renovação será realizada nos dias 29 e 30 de julho, possibilitando ajustes de matrícula e novas tentativas de inscrição, caso existam vagas disponíveis
Pós-Graduação
Os procedimentos para estudantes de pós-graduação variam conforme a situação de cada aluno. Maria Ligia Rodrigues Macedo, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, explica que há distinções entre aqueles que vão cursar disciplinas e os que apenas renovarão o vínculo com o curso.
Estudantes de mestrado e doutorado que irão cursar disciplinas devem acessar a página da Pós-Graduação, solicitar matrícula, selecionar as disciplinas e confirmar a solicitação. O orientador do aluno deve aprovar a solicitação, e a secretaria dos programas confirmará a matrícula até 31 de julho.
Para alunos que já concluíram suas disciplinas e só precisam renovar o vínculo, o processo é feito também na página da Pós-Graduação, acessando a opção de renovação de matrícula. A confirmação é feita pela secretaria dos programas.
Estudantes na modalidade Aluno Especial seguem um procedimento semelhante aos regulares, porém com a opção específica de "Solicitar como Aluno Especial". Maria Lígia alerta que qualquer erro pode ser corrigido, mas é essencial finalizar e confirmar a solicitação de matrícula para garantir que o registro seja salvo corretamente.
"É comum que alunos acessem o ambiente de matrícula, façam alterações e saiam sem salvar. Isso pode resultar na perda da confirmação. Portanto, é crucial sempre finalizar e confirmar a matrícula após qualquer modificação", orienta a pró-reitora.
*Com informações da UFMS