Veículos de Comunicação

Flexibilização

Uso de máscara deixa de ser obrigatório em locais abertos

Afirmação foi feita pelo Secretário Eduardo Riedel nesta quarta-feira (3), em live do Prosseguir

Afirmação foi feita pelo Secretário Eduardo Riedel nesta quarta-feira (03), em live do Prosseguir - Foto: Isabelly Melo/CBN
Afirmação foi feita pelo Secretário Eduardo Riedel nesta quarta-feira (03), em live do Prosseguir - Foto: Isabelly Melo/CBN

Nesta quarta-feira (03), durante a coletiva de imprensa do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), o secretário estadual e presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel, disse que o uso de máscaras de Mato Grosso do Sul agora é “fortemente recomendável” e não mais obrigatório.

A obrigatoriedade, que estava vigente desde junho de 2020, deixa de ser efetiva tanto para locais abertos. O que fica agora, é a recomendação do uso em locais fechados ou com aglomerações.

“O uso de máscara em locais abertos está totalmente liberado, a pessoa pode ficar à vontade, isto já está posto em decreto. Em lugares fechados e de aglomeração ele (uso de máscara), é fortemente recomendado, ainda”, esclareceu o presidente do comitê.

Conforme Riedel, a medida é baseada na diminuição do número de casos positivos da covid-19 e no avanço da vacinação. Isso porque o estado tem 64% da população com o esquema vacinal completo, entre primeira e segunda dose, e dose única. “Todos os indicadores levam a isso. Os números já estão muito baixos, de internação e óbito. Isso garante para a gente que a população está muito mais segura numa eventual nova onda de contaminação”, afirmou.