Em Campo Grande, o uso de máscara em ambientes fechados não será mais obrigatório a partir desta terça-feira (22). A decisão começa a valer assim que for publicada no Diário Oficial do Município, o que deve acontecer ainda hoje.
O uso de máscara ainda é obrigatório em ambientes hospitalares e de atendimento à saúde público e privado, além de transportes coletivo e rodoviário.
A recomendação (não obrigatoriedade) continua para transporte de passageiros por aplicativo e táxi para pessoas comorbidades (cardiopatias, diabetes imunossuprimidos, oncológicos, com obesidade mórbida, etc), idosos em instituições de longa permanência e pessoas com sintomas respiratórios.
A decisão foi tomada após uma reunião entre o prefeito da capital, Marquinhos Trad, a vice-prefeita, Adriane Lopes e técnicos da Secretaria de Saúde.
Para tomar esta decisão, a prefeitura disse ter levado em consideração o cenário epidemiológico cada vez mais favorável, como “redução de casos graves; redução de internações; queda na taxa de positividade e imunidade coletiva (mais 70% da cobertura vacinal).”, disse o município em nota.
Após 15 dias, uma nova avaliação será feita para saber se outras flexibilizações podem ser realizadas ou novas restrições serão implementadas.