A vacina da gripe está disponível a partir desta segunda-feira (27) para todas as pessoas com seis meses de idade ou mais. A população pode buscar uma das 72 unidades de saúde na capital.
Em Campo Grande, apenas 34% do público-alvo (mais de 295 mil pessoas), como idosos, crianças e indígenas, foi imunizado, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A meta era vacinar 90%. O secretário de Saúde José Mauro Filho, disse que a vacinação é importante, principalmente quando se olha o número de morte pela doença esse ano.
“Somente neste ano tivemos 37 óbitos por Influenza, e uma cobertura dessa é extremamente preocupante, porque a vacina protege justamente contra os vírus que estão circulando e quanto menos pessoas protegidas, maiores os riscos de desenvolverem formas graves da doença”.
A vacina contra a gripe protege contra três vírus, são eles: H1N1, Influenza B e H3N2 (responsável pelo surto atípico que o município viveu no início do ano). O titular da pasta reforça que na época de baixas temperaturas, as chances de ficar gripado são ainda maiores.