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Black Friday

Veja as principais falhas em vendas da promoção

Na hora de comprar, o consumidor deve verificar quais são as condições de entrega para evitar problemas

Nesta sexta-feira, 23, aconteceu em todo o país a Black Friday, data marcada pela oferta de produtos com preços abaixo dos "normais" e descontos acima dos "comuns". Com a variedade de promoções, as orientações são para que consumidores observem se realmente estão levando para casa produtos com desconto real.

Em Campo Grande, lojas abriram às 0h para receber os clientes com promoções. Juntos às ofertas, vieram, também, as reclamações. De acordo com o Procon MS, entre quinta e sexta-feira, 27 reclamações foram contabilizadas, 12 denúncias com acordos e 162 orientações aos consumidores. Entre as principais queixas estão informações sobre garantia dos produtos e ofertas não cumpridas. 

Segundo o subsecretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Valdir Custódio, nesta época, alguns estabelecimentos aproveitam o momento e aumentam os preços dos produtos dias antes da promoção e, depois, voltam aos preços normais como se o desconto fosse aplicado. “É muito importante que as pessoas confiram o preço daquele produto que querem comprar”, orienta

Entregas
Na hora de comprar, o consumidor deve verificar quais são as condições de entrega para evitar problemas, é o que orienta o subsecretário. “Ele tem que se certificar qual o período de entrega que, geralmente, é diferenciado, em razão do volume de negócios praticados”.

Outra dica é, ao receber a mercadoria, o cliente deve, primeiro, conferir se o produto adquirido está em boas condições. Se nenhum problema for constatado, só então o recibo da entrega deve ser assinado. “Abra o produto, confira. Observe se, realmente, é aquilo que comprou. Se não for o produto, o consumidor tem direito ao arrependimento. Ele pode devolver o produto, pode pegar o dinheiro de volta ou uma compensação para adquirir outro”.