Veículos de Comunicação

VIAGEM DE SABORES

Viagem de Sabores: Explorando Frutos Tropicais Brasileiros em 2025

Celebre o Ano Novo descobrindo sabores únicos dos biomas brasileiros com Chef Paulo Machado

Sabor e Diversidade: Explorando os Biomas Brasileiros
Sabor e Diversidade: Explorando os Biomas Brasileiros | FOTO: Paulo Machado

A primeira do ano. E que tal um tema bem bonito e regional? Hoje vamos celebrar não só a gastronomia, mas também a riqueza dos sabores pantaneiros e as delícias que cada bioma brasileiro tem a oferecer.

À medida que entramos em 2025, quero convidar vocês a refletirem sobre uma reflexão que pra mim é muito especial: qual será o prato que vocês mais desejam saborear no próximo ano? Com a crescente valorização dos ingredientes locais e da sazonalidade, 2025 promete ser um ano gostoso e cheio de novas experiências gastronômicas.

Eu já escolhi o meu prato: é o lombinho de porco com calda de guavira (frutinha típica de nosso estado e sazonal de novembro), uma delícia que está no meu livro cozinha pantaneira e que aprendi com o Tó e a saudosa Égles do extinto restaurante Tapera em Bonito. E você?
Qual prato quer eleger pra 2025, conta pra mim no instagram: @chefpaulomachado . Quem sabe eu produzo o prato num Reels bem legal pra você.

Falando em sazonalidade, este ano, nosso ingrediente do ano é, ou melhor, são os frutos tropicais! Vamos explorar alguns deles, valorizando o que cada bioma nos oferece.

Começando pelo Cerrado, que nos brinda com frutos incríveis como a cagaita, conhecida pelo seu sabor adocicado e adstringente, o pequi, com seu aroma marcante, e a pitanga, que traz um toque de acidez refrescante. E não podemos esquecer da jabuticaba, que também se destaca na Mata Atlântica, oferecendo aquele gostinho de infância em forma de geleias, in natura ou licor.

Por falar em licor tem também o cupuaçu do bioma Amazônia e também o açaí que está por todo o Brasil.

Agora, vamos para a Caatinga, onde encontramos uma diversidade de palmas e cactos. Os frutos dessa região são verdadeiras joias da natureza. Imagine um prato que utiliza a palma, trazendo uma textura única, ou o sabor quase exótico, mas autóctone, totalmente brasileiro de um cacto, que é verdadeira iguaria no Sertão!

No bioma Sul, destacamos o jaracatiá e o butiá. O jaracatiá, com seu sabor adocicado, é perfeito para sobremesas, enquanto o butiá, com sua acidez, pode dar um toque especial em compotas e licores.

E aqui em Mato Grosso do Sul, não podemos deixar de mencionar o jatobá, os coquinhos de bocaiúva e de novo: a nossa fruta símbolo, a guavira, que traz um sabor inconfundível e é uma verdadeira representação da nossa cultura.

Agora, refletiu? Te pergunto outra vez, eu quero saber de vocês! Qual prato que leva esses frutos tropicais você mais deseja experimentar em 2025? Pensem nas combinações, nas memórias que cada sabor traz e compartilhem conosco!

Para encerrar, desejo a todos um Feliz Ano Novo! Que 2025 venha repleto de esperança, viagens inesquecíveis e pratos saborosos. Que possamos celebrar a diversidade e a riqueza da nossa cozinha e que a cada receita e refeição você tenha uma nova descoberta.