A manjuba, manjubinha, pitinga ou ginga (como chamam em Natal – RN), é um pequeno peixe de escamas encontrado no alto mar, mas que migra para os rios tropicais com finalidade de reprodução. Algumas vezes confundida com a piaba ou lambari da água doce. Distingue-se das sardinhas por ser menor e mais esguia. Seu comprimento varia de 9 a 14 centímetros, sendo as fêmeas sempre maiores que os machos.
Sua carne é elástica e rosada e, estes pequenos peixinhos se alimentam de crustáceos e algas planctônicas. Quando frita, a manjubinha possibilita consumir inclusive a sua espinha, sendo um excelente petisco, fonte de minerais como o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial.
A pesca da manjuba desempenha um papel importante na economia de muitas regiões da costa brasileira para os pescadores artesanais.
Segue aqui uma Receita de manjubinha frita (você pode usar a mesma para o lambari de rio fritinho). Essa receita é da nossa Palmirinha.
Manjubinha frita no fubá
Ingredientes
* 2kg de manjuba limpa
* 2 dentes de alho
* 1 colher (sopa) de sal
* 1 colher (chá) de pimenta-do-reino
* 1 e 1/2 xícara (chá) de fubá mimoso
* 3/4 de xícara (chá) de cerveja
* 1/2 colher (chá) de fermento em pó químico
* Óleo para fritar
* Limão e molho de pimenta para acompanhar
Modo de Preparo
Tempere o peixe com o alho, o sal e a pimenta. Em uma tigela, misture o fubá, a cerveja e o fermento. Passe o peixe por essa massa e frite em óleo quente, fica parecido um tempurá. Escorra em papel absorvente e sirva em seguida acompanhado de limão e molho de pimenta.