O paratleta sul-mato-grossense, Yeltsin Jacques, fez história na tarde desta terça-feira (21) em Santiago, no Chile. Jacques conquistou a medalha de ouro na prova de 5.000 metros da classe T11 (atletas com deficiência visual).
Além de conquistar o ouro inédito da carreira, Jacques terminou a prova em 15:13.10, estabelecendo um novo recorde no Parapan-Americano. O brasileiro Julio Cesar Agripino ficou na terceira colocação da prova, conquistando o bronze.
Após a prova, Jacques agradeceu todo o carinho e torcida que recebe dos sul-mato-grossenses. "Quero agradecer a todos que torcem pela gente, a todo Mato Grosso do Sul, nossa terra, amo vocês".
O campeão afirmou que não estava buscando quebrar o recorde da prova. "A pista é um pouco pesada, então o objetivo era ganhar a prova, conquistar o ouro. Mudamos a estratégia da corrida justamente por conta da pista, começando um pouco mais forte".
Yeltsin correu ao lado dos atletas-guia Edelson Ávila e Guilherme Ademilson Santos.
Yeltsin Jacques volta a correr na sexta-feira (24) às 16h30 (horário de Mato Grosso do Sul) na semifinal dos 1.500 metros. A final desta mesma prova ocorrerá no dia seguinte, às 17h30.