RÁDIOS
Campo Grande, 06 de julho

Dengue: total de casos na última semana é o menor do ano em MS

Incidência da dengue recua no interior mas estado apresenta uma das maiores taxas de letalidade dos últimos anos

Por Redação CBN-CG
03/07/2024 • 17h30
Compartilhar

Em duas semanas, os casos confirmados de dengue em Mato Grosso do Sul reduziram em 89% conforme o Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (3) pela Secretaria de Saúde (SES-MS). E, nessa última semana, o estado confirmou 18 casos de dengue, o menor número do ano. A pior semana, com 961 casos confirmados, foi no final de março. 

Nesse período de 14 dias, nenhum município registrou alta incidência da doença, o que indica um forte recuo dos casos. Os municípios de Itaquiraí, Iguatemi, Caarapó, Vicentina, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Juti e Maracaju, que lideravam o ranking de incidência entre a população, têm agora incidência média.

Desde janeiro, MS já registrou 20.185 casos prováveis de dengue, sendo 13.470 casos confirmados e 26 mortes neste ano. Outras 13 mortes estão sob investigação.

Mas a taxa de letalidade, representada pelo total de mortes em pacientes que tiveram a confirmação da dengue, é a maior dos últimos quatro anos (0,19%). Sobre o total de mortes em casos prováveis de dengue, a taxa no estado é de 0,13%, enquanto no país  está em 0,07%, conforme o Painel de Casos de Arboviroses, do Ministério da Saúde. 

As mortes registradas ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as 26 vítimas, 14 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim da SES-MS, 67.281 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde 138.351 doses da vacina contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à chikungunya, o Estado já registrou 3.973 casos prováveis, sendo 802 confirmados. Não há óbitos registrados. Segundo dados do período compreendido entre a semana epidemiológica 25 até a semana epidemiológica 26, os municípios de Iguatemi, Caarapó e Novo Horizonte do Sul estão com média incidência da doença.

A SES-MS alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

*Com informações da SES-MS e do Ministério da Saúde

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande