O empresário Antônio Almeida e a psicóloga hospitalar Francyelle Marques se uniram para criar um software que propõe ajudar crianças com autismo a desenvolverem as habilidades sociais. A ideia é que por meio de um óculos de realidade virtual seja possível vivenciar experiências, como um passeio no shopping ou a ida na casa de um amigo, e assim testar como a pessoa reagiria a esse momento. Como em um jogo, a cada resposta correta a criança ganha pontos e passa de fase e caso “erre”, recebe ajuda.
A iniciativa vem sido desenvolvida nos últimos anos pelos dois e mais uma equipe de profissionais.
No momento, eles estão realizando testes e inclusive convidam clínicas e pais ou responsáveis que tiverem interesse em participar a estarem entrando em contato pelo WhatsApp (67) 9 9865-1336. A ideia é que com a ajuda dessas pessoas seja possível aprimorar ainda mais o programa e torná-lo mais real.
Em entrevista à CBN Campo Grande, a Mônica Gomes, de 36 anos, que é mãe de um adolescente com autismo falou sobre como o filho lida com ambientes sociais e destacou a importância do esporte neste desenvolvimento. Sobre o programa, Mônica se disse feliz em ver essas iniciativas que podem ajudar muito no futuro.
Ouça a reportagem em: