RÁDIOS
Campo Grande, 16 de setembro

Saiba quem são os candidatos à prefeitura da Capital definidos nas convenções

Partidos escolheram oito políticos (as) para concorrer ao cargo de prefeito(a) de Campo Grande; candidaturas devem ser registradas ainda neste mês

Por Redação CBN-CG
06/08/2024 • 15h45
Compartilhar

As convenções partidárias realizadas em Campo Grande para definir os candidatos e alianças nas eleições municipais de outubro deste ano apontaram oito nomes que devem disputar a Prefeitura da capital sul-mato-grossense. Os registros das candidaturas junto à Justiça Eleitoral devem ser feitos até o dia 15 de agosto.

Em ordem alfabética, os nomes escolhidos pelos partidos foram: Adriane Lopes (PP), Beto Figueiró (NOVO), Beto Pereira (PSDB), Camila Jara (PT), Jorge Batista (PCO), Luso Queiroz (PSOL), Rose Modesto (União) e Ubirajara Martins (DC).

Saiba um pouco sobre a história de cada político:

CBN: BANNER DIGIX 01.01 A 30.06.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adriane Lopes (PP)

É a atual prefeita de Campo Grande. Antes de ingressar na carreira política, trabalhou na Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e desenvolveu diversos projetos sociais. Em 2017, foi eleita vice-prefeita de Campo Grande e, em abril de 2022, com a renúncia do então prefeito, assumiu o cargo.

Adriane Lopes é natural do município paranaense de Grandes Rios e mudou-se para Campo Grande ainda na infância. É casada com o deputado estadual Lídio Lopes e é mãe de dois filhos: Matheus e Bruno.

Filiada ao Partido Progressistas, é conservadora, evangélica e formada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), também possui formação em Teologia e pós-graduação em Administração Pública e Gerência de Cidades.

Beto Figueiró (Novo)

Filho de libaneses, Humberto Savio Abussafi Figueiró é advogado, empresário do ramo imobiliário, produtor rural e professor universitário. Beto Figueiró está filiado ao partido Novo e está em uma disputa eleitoral pela segunda vez.

Em 2018 se lançou candidato ao Senado pelo Podemos mas teve a candidatura indeferida porque o partido fez o registro fora do prazo eleitoral. Em 2022 concorreu ao cargo de vice-governador de MS pelo PRTB.

Cristão e pai de dua filhas, está casado há 30 anos com Caroline Abreu Figueiró.

Beto Pereira (PSDB)

Atual deputado federal por Mato Grosso do sul, Humberto Rezende Pereira, nasceu em Campo Grande  e é conhecido por ser um jovem político.

Formado em Direito e empresário, foi prefeito de Terenos por dois mandatos, presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Municípios (Assomasul), vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios. Em 2014 foi eleito deputado estadual e, na Assembleia Legislativa presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa. Também presidiu a CPI dos Combustíveis, que investigou possíveis irregularidades na composição de preços dos combustíveis nos postos de Mato Grosso do Sul, e foi relator da CPI da Enersul/Energisa.

Em 2018 se elegeu deputado federal, sendo reeleito em 2022 e, no seguinte, assumiu uma vaga na mesa diretora da Câmara dos Deputados. Em setembro do ano passado foi eleito presidente do diretório municipal do PSDB de Campo Grande.

Camila Jara (PT)

Formada em Ciências Sociais pela UFMS, Camila Jara é natural de Campo Grande e entrou para a política a partir da intensa militância em movimentos estudantis e feministas.

Filiada ao Patido dos Trabalhadores, em 2020 foi efeita a única vereadora da capital sul-mato-grossense, sendo a mais jovem entre os 29 eleitos e a mais votada.  Nas eleições seguintes, em 2022, disputou uma vaga na Câmara Federal e foi efeita como única mulher representante de MS e a mais jovem da história.

Na Câmara dos Deputados é vice-líder da bancada do PT, integrante das Comissões de Meio Ambiente, Finanças e Tributação e Comunicação e faz parte de algumas Frentes Parlamentares, entre elas a Frente Parlamentar Ambientalista e a de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas. Também criou a Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal.

Jorge Batista (PCO)

Jorge Batista é comerciante e conselheiro municipal da região do Segredo, na capital. Autalmente filiado ao Partido da Causa Operária, já concorreu em outros pleitos, não sendo eleito.

Em 2010 foi candidato ao Senado pelo PSOL e, em 2014, concorreu a uma vaga a deputado estadual pelo PTN.

Luso Queiroz (PSOL)

Lucas Gabriel de Sousa Queiroz Batista nasceu em Campo Grande. É comerciante, politólogo (especialista em ciências políticas), analista político e militante da Frente de Lutas Populares.

Iniciou a luta social no movimento estudantil secundarista, sendo dirigente estadual da UBES, foi militante ambientalista.

Rose Modesto (União)

Professora, formada em história pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) , Rosiane Modesto de Oliveira, é natural de Fátima do Sul, no interior do estado de MS.

Filiada atualmente ao Partido União Brasil, já exerceu diversos cargos eletivos. Em 2008, foi eleita eleita vereadora de Campo Grande  pelo PSDB e reeleita em 2012, sendo a segunda mais votada. Em 2015, tomou posse como vice-governadora de Mato Grosso do Sul na gestão de Reinaldo Azambuja, na qual também foi nomeada secretária de estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho.

Em 2018 disputou uma vaga na Câmara Federal e foi eleita deputada por MS, com a maior votação proporcional. Ficou no cargo até 2022 e, no ano passado assumiu a gestão da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), sendo a primeira mulher a ocupar o cargo que deixou neste ano para disputar a prefeitura de Campo Grande.

Ubirajara Martins (DC)

Gaúcho de Bento Gonçalves-RS, Ubirajara Borges Martins é formado em Direito, exercendo a profissão de advogado há mais de 30 anos na área trabalhista.

Nessas mesmas três décadas, Ubirajara já disputou várias eleições, tendo participado do primeiro pleito no ano de 1992. Já concorreu aos cargos de vereador, deputado estadual, deputado federal e senador, sem conseguir se eleger.

 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande