Veículos de Comunicação

Covid-19

Campo Grande está entre municípios com mais casos entre indígenas, aponta pesquisa

Monitoramento feito por estudante da UEMS mostra avanço da pandemia nas aldeias do Estado

Segundo mestrando, queda de casos em abril deste ano pode estar ligada à imunização e medidas de biossegurança. - Foto: Ricardo Minella/SES
Segundo mestrando, queda de casos em abril deste ano pode estar ligada à imunização e medidas de biossegurança. - Foto: Ricardo Minella/SES

Campo Grande está entre os municípios com mais casos de Covid-19 entre indígenas que residem em comunidades, segundo o monitoramento desenvolvido pelo mestrando em Recursos Naturais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Gledson Martins.

O estudante, que é da etnia guarani-ñandeva, da aldeia Porto Lindo, localizada em Japorã, desenvolve o projeto com base nos dados divulgados pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

Segundo o levantamento a Capital é a segunda cidade em número de confirmações da doença e perde para Aquidauana, que contabiliza mais de 900 casos. Também estão entre os municípios com maiores números de casos, Miranda e Japorã.

O Estado tem mais de 5 mil indígenas com Covid-19 e 86 mortes pela doença nas comunidades. De acordo com a pesquisa, o que levou a enfermidade para as localidades foi a locomoção de quem trabalha nas cidades mais próximas, já que a faixa etária mais afetada é de 10 a 59 anos.

Saiba mais: