Veículos de Comunicação

EDUCAÇÃO

Mato Grosso do Sul recebe 15 novas bolsas para programas de residência na área da saúde

Todas vagas são destinadas a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Secretaria de Saúde de Dourados

Hospital Universitário da UFGD terá quatro vagas para residências médicas
Hospital Universitário da UFGD terá quatro vagas para residências médicas | Foto: Reprodução/UFGD

Mato Grosso do Sul terá um reforço na formação de profissionais da saúde com a concessão de 12 novas bolsas para programas de residência médica e multiprofissional. Os recursos foram aprovados por meio do programa federal Pró-Residências, que visa ampliar a qualificação de profissionais para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).

Todas vagas são destinadas a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Secretaria de Saúde de Dourados. As bolsas foram distribuídas da seguinte forma: quatro para Residência Médica, voltadas às áreas de Medicina de Família e Comunidade e Saúde Indígena; e Radiologia e Diagnóstico por imagem, na UFGD.

E onze para a Residência em Área Profissional da Saúde, com foco em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Mental, que serão ofertadas pela secretaria do município.

O estado faz parte de um grupo de 24 unidades da federação contempladas pelo programa, que aprovou 511 programas em 94 especialidades e áreas de atuação. No total, foram distribuídas 1.813 bolsas em todo o país, sendo 1.044 para Residência Médica e 769 para Residência em Área Profissional da Saúde.

A ampliação da oferta de bolsas busca atender à necessidade de mais profissionais qualificados em áreas estratégicas para o SUS, principalmente em municípios que enfrentam dificuldades na oferta de serviços médicos e multiprofissionais.

A Residência Médica é uma especialização para médicos, com treinamento em serviço, enquanto a Residência em Área Profissional da Saúde abrange diversas formações, como Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Odontologia, entre outras, com carga horária de 60 horas semanais e duração mínima de dois anos.

Confira os resultados: