Veículos de Comunicação

Três Lagoas

“A gente tem que saber administrar no tempo bom e no momento de crise”

Prestes a inaugurar novo mercado, empresário Leandro Thomé concedeu entrevista ao Jornal do Povo

Empresário Leandro Thomé - Elias Dias/JP
Empresário Leandro Thomé - Elias Dias/JP

O administrador tem que saber administrar no tempo bom e também no momento de crise. É com essa visão que o empresário Leandro Thomé irá inaugurar a segunda loja do Supermercado Thomé, em Três Lagoas, que está quase pronta e será inaugurada, em breve, na região do residencial Novo Oeste. O Jornal do Povo entrevistou o empresário, que falou um pouco mais desta nova loja e de metas futuras.

Jornal do Povo -Muito tem se falado sobre uma crise nacional. O que faz o Supermercado Thomé inaugurar sua segunda loja em Três Lagoas, mesmo diante deste cenário econômico atual?

Leandro Thomé– A gente, quando fez o planejamento e o projeto,idealizou, em meados do ano passado esse supermercado, que será inaugurado em breve, quando a economia estava bem diferente de hoje. Acho que essa crise é passageira. Mas, independentemente de ter crise, ou não, temos que estar confiantes e esperançosos e concluir este supermercado para colocá-lo em operação.

JP– Quando este novo supermercado em construção na região do residencial Novo Oeste será inaugurado?

Leandro Thomé– Já era para estar inaugurado, porém uma série de detalhes na sua construção acabou por atrasar um pouco a sua conclusão, mas antes do aniversário de 100 anos de Três Lagoas [comemorado dia 15 de junho] a gente inaugura.

JP– Quantos novos empregos serão gerados neste supermercado?

Leandro Thomé– Inicialmente entre 70  e 80 empregos. Dependerá do horário de funcionamento, que estamos definindo.

JP– O  investimento alcança um valor elevado para a construção deste novo supermercado?

Leandro Thomé– Estamos investindo um valor significativo na sua construção. Compramos o terreno, estamos construindo o prédio e adquirindo todos os equipamentos para o funcionamento do supermercado. Realmente é um investimento considerável.

JP– Por que escolher a região do Residencial Novo Oeste para construir a segunda loja?

Leandro Thomé– Essa escolha foi uma coisa interessante. Eu sempre quis ter uma segunda loja e iria construí-la no outro lado da cidade,  quando um amigo nos procurou e disse que tinha uma área nas imediações do residencial.  A partir daí, passei a analisar a região, e ao passar pelo local em horários de pico e verifiquei que comportava um supermercado. Então, resolvi construir naquela região considerando o desenvolvimento que vem registrando e pela carência de um supermercado para atender os seus moradores.

JP– Terá algum diferencial neste novo supermercado se comparado ao atual?

Leandro Thomé– Sim, teremos algumas novidades. O básico não, o mesmo padrão do supermercado atual será o da segunda loja. Não vai ter restaurante, mas vai ter lanchonete, farmácia e lojas agregadas. Investimos nas novas tendências, bem como em equipamentos mais modernos, assim como no seu visual que será diferente. Será mais moderno que a atual. Além disso, o estacionamento será mais amplo, cercado com alambrado e, posteriormente, será coberto.

JP– Vocês pretendem inaugurar uma terceira loja ?

Leandro Thomé – Agora, nesse momento, não, até devido ao momento em que o país e Três Lagoas atravessam. Mas, assim que a economia melhorar e a cidade também, pretendemos construir. Sou uma pessoa sempre otimista e esperançosa. Acredito que,Três Lagoas vai crescer mais ainda, e melhorar, inclusive, com a conclusão e ampliação de indústrias. O cenário melhorando, a gente se anima e investe sim.

JP– Já faz quanto tempo que o Supermercado Thomé está funcionando?

Leandro Thomé– É importante explicar que começamos com uma cerealista em 1.990. Depois mudamos para o ramo de supermercado em março de 2007. Então, estamos com o supermercado há oito anos, no mesmo local. Nós fizemos três ampliações, começamos com três caixas, depois aumentamos para oito e, hoje, estamos com 23 caixas para atender a nossa clientela.

JP– E com o passar dos anos, vocês foram melhorando o ambiente, com lanchonete, restaurante e lotérica?

Leandro Thomé– Isso foi legal, e achei que a população correspondeu muito bem. Nós começamos com dois caixas, depois fomos aumentando, colocamos lanchonete, restaurante e lotérica. A gente viaja, vê coisas diferentes lá fora e implanta aqui. Aos poucos vamos evoluindo.

JP– Quantos empregos o supermercado Thomé oferece atualmente?

Leandro Thomé– Na loja atual, oferecemos aproximadamente 165 empregos diretos.

JP– E como vocês têm feito para passar por essa crise?

Leandro Thomé– A gente para administrar, tem que saber administrar no tempo bom e no momento de crise. Agora, se o momento é difícil, temos que enxugar despesas, reduzir o quadro de funcionários, ir ajustando a empresa, conforme o movimento. Mas, volto a dizer que com pé no chão e coerência, a gente consegue superar toda essa crise.

JP– Três Lagoas vai completar 100 anos, como você analisa a cidade, sua família que, inclusive, é daqui?

Leandro Thomé– Meus pais nasceram aqui em Três Lagoas. Então, quando a cidade tinha uns 10 anos, 12 anos, meu pai nasceu. Diante disso, vimos uma cidade diferente, pequena, pacata, e hoje, mesmo com essa crise toda, vejo Três Lagoas com uma cidade boa de viver e de se morar. É logico que, fases têm. E, é importante dizer que, não é a cidade, mas o país como um todo que está passando por um momento difícil. Eu sou otimista e, acho que essas indústrias  que vieram ajudaram muito Três Lagoas. Tenho certeza de que, elas não vão embora, vão ficar aqui. Agora, tudo tem seu momento, e o de Três Lagoas vai voltar a ser bom. E, nós estamos esperando para o mais breve possível.

JP– Mas, independentemente dessas grandes indústrias, Três Lagoas tem um comércio forte?

Leandro Thomé– Bem lembrado, a gente fala muito da indústria, mas nós temos um comércio forte e que melhorou muito. Nós, por exemplo, estamos em um bairro, no Parque das Mangueiras e Vila Alegre que, há dez anos, era um lugar bem afastado, e hoje tem um dos melhores condomínios da cidade vizinho ao nosso supermercado. Então, a cidade se espalhou muito, é como na região onde vamos inaugurar a segunda loja. É um bairro afastado, próximo ao cemitério, mas com vida própria, ou seja, Três Lagoas se expandiu muito e, muitos bairros têm vida própria.