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A realidade dos carros elétricos no Brasil

A frota de automóveis eletrificados ou híbridos no país já chega a 42.269 unidades

Um dos maiores desafios para o carro elétrico no Brasil é a falta de estruturas de carregamento nas rodovias - Imagem/Ilustração
Um dos maiores desafios para o carro elétrico no Brasil é a falta de estruturas de carregamento nas rodovias - Imagem/Ilustração

Pensar no futuro da mobilidade urbana é pensar em carros elétricos. Menos poluição, baixo custo com abastecimento, manutenção mais barata e maior autonomia. Essas são as promessas dos automóveis movidos a energia elétrica. Mas essa alternativa é real ou uma utopia para os motoristas brasileiros?

De acordo com pesquisa nacional de opinião divulgada pelo Instituto Clima e Sociedade (ICS), em dezembro de 2020 os veículos elétricos já têm a preferência da maioria dos brasileiros. A pesquisa feita pelo Instituto Big Data aponta que, entre 2017 a 2020, o total de entrevistados que consideram provável que o próximo carro pessoal seja elétrico aumentou de 46% para 71%. 

De acordo com o diretor de engenharia da Solar Energy em Campo Grande, Henderson Martins, mesmo com o valor do produto final sendo alto e monetariamente inacessível para a maior parte da população, o investimento vale mais a pena se você produzir energia em casa por meio de placas solares, dessa forma você recarrega seu carro gastando muito pouco.

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), as vendas de veículos eletrificados no Brasil bateram novo recorde em 2020, com aumento de 66,5% nos emplacamentos em relação a 2019. O mercado pulou de 11.858 unidades em 2019 para 19.745 em 2020.

Com esse resultado, a frota total de automóveis elétricos ou híbridos em circulação no país já chega a 42.269 unidades, e pela primeira vez o mercado de eletrificados chegou a 1% do mercado total de veículos no Brasil.

Um dos maiores desafios existentes para facilitar a inserção de carros elétricos no Brasil, segundo Henderson Martins, é a falta de infraestrutura de carregamento nas rodovias. Fator que, segundo o jornalista que comanda a Coluna CBN Motors, Paulo Cruz, é fortemente associado a falta de incentivos governamentais.

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico defende ainda a redução de IPVA, programas de instalação de eletropostos nas estradas e incentivos à eletrificação das frotas públicas e de prestadores de serviços de compartilhamento.

Para os motoristas, enquanto o dinheiro não for suficiente para comprar os carros elétricos e poupar mais nos combustíveis, a melhor saída no momento é esperar até que a lei de mercado da oferta e demanda diminua o preço desses automóveis, e esse artigo de luxo se torne comum para os brasileiros.