O Aeroporto Internacional de Ponta Porã está entre os 12 terminais com certificação operacional obtida pela Infraero nos últimos três anos. O documento atesta que o equipamento cumpre os regulamentos técnicos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para a segurança operacional e em relação à resposta emergencial.
Certificação garante que a infraestrutura é segura e adequada aos diversos tipos de aeronaves para operações de transporte de passageiros e cargas
O certificado gera benefícios diretos e indiretos, uma vez que possibilita o aumento da oferta de voos e mais opções de conectividade pelas empresas aéreas, fomentando o turismo e colaborando com o desenvolvimento da economia da região e do país. E também define os tipos de operações aéreas que o aeroporto está autorizado a receber.
O processo de certificação operacional atende aos normativos da agência reguladora e é fruto de um trabalho conjunto entre equipes dos aeroportos e áreas técnicas da Sede da Infraero para o atendimento a todos os requisitos, que seguem as melhores práticas e níveis elevados de segurança operacional.
Os 12 aeroportos certificados desde 2019 são: Bagé, Foz do Iguaçu, Joinville, Londrina, Macaé (concedido), Navegantes, Palmas, Ponta Porã, Santarém, São Luis, Teresina e Uberlândia. Mais três aeroportos estão em processo de certificação: Congonhas, Santos Dumont e Montes Claros.
Todas as certificações são comprovadas por meio dos Manuais de Operações dos Aeródromos (MOPS), aprovados pela Anac.
O Certificado Operacional atesta esta condição e conformidade, o que permite um melhor planejamento dos voos pelos operadores aéreos, refletindo em operações seguras e com maior fluidez”, explica o superintendente de Gestão da Operação, Paulo Eduardo Cavalcante.