O número de embarque e desembarque no Aeroporto Municipal Plínio Alarcon de Três Lagoas apresentou aumento de mais de 200% no primeiro semestre deste ano, se comparado ao mesmo período de 2021.
De acordo com levantamento da superintendência do aeroporto, de janeiro a junho de 2021, 2.975 embarques e 2.633 desembarques foram registrados em Três Lagoas. No mesmo período deste ano, foram 7.137 embarques e 6.970 desembarques, representando aumento de mais de 200% no número de pessoas chegando e deixando a cidade.
Segundo o superintendente do aeroporto, Flávio Thomé, com a pandemia da Covid-19 controlada, as pessoas voltaram a viajar, tanto para negócios, quanto para turismo. E a previsão, de acordo com ele, é que o aeroporto de Três Lagoas registre fluxo maior de pessoas, já que muitos turistas que virão para o termas em Andradina (SP), vão desembarcar na cidade, uma vez que o município vizinho não dispõe de voos comerciais. “Eles vão desembarcar em Três Lagoas ou Araçatuba, mas de Três Lagoas a Andradina é bem mais perto”, disse Thomé.
VOOS
Apesar deste movimento, neste mês de julho, a companhia Aérea Azul reduziu o número de voos diários para Três Lagoas e mudou também o horário de embarque e desembarques no Aeroporto Plínio Alarcon. Atualmente, os voos acontecem aos domingos, segundas, quartas e sextas-feiras, no período da tarde.
As mudanças em relação ao horário e dia da semana são provisórias e vão prevalecer apenas neste período de férias, depois retornam com voos todos os dias e de manhã. A redução no número de voos para Três Lagoas, segundo a companhia, deve-se a necessidade de conexão para outros estados com maior fluxo de passageiros no período de férias.
NOVIDADES
Ainda de acordo com Thomé, o aeroporto de Três Lagoas está passando por reformas. A sala de embarque, por exemplo, está sendo ampliada, a fachada de vidro também recebe melhorias, bem como os banheiros , que estão sendo reformados. Além disso, o superintendente adiantou que já tem projeto para a construção de um estacionamento em frente ao saguão do aeroporto. “Estamos também cumprindo todas as exigências da ANAC em relação a algumas notificações”, disse Thomé.
A prefeitura tem projeto também para remover os atuais hangares e conceder espaços no local para quem tem aeronave. Esse processo se faz necessário, inclusive, para a futura ampliação da pista.