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Aeroporto precisa se adequar para ter voos noturnos

Aeroporto opera atualmente com um voo diário de Três Lagoas para Campinas

Aeroporto opera atualmente com um voo diário de Três Lagoas para Campinas - Divulgação
Aeroporto opera atualmente com um voo diário de Três Lagoas para Campinas - Divulgação

A companhia Aérea Azul informou que devido à falta de instrumentos de auxílio à navegação como procedimentos IFR-IMC, não é possível implementar voos noturnos no Aeroporto Municipal Plínio Alarcon em Três Lagoas, o que restringe a inclusão de novos voos ofertados pela companhia na cidade.

Quanto à previsão de aumento no número de voos, a companhia informou que está sempre avaliando novas possibilidades de incremento em sua malha. Atualmente, a empresa opera em Três Lagoas com um voo de segunda a sexta, com conexão direta para Viracopos.

Conforme a Superintendência do aeroporto de Três Lagoas, a Azul Linhas Aéreas não fez nenhuma solicitação de voo noturno até o momento. Mesmo assim, a administração municipal informou que tem realizado levantamentos de custos e necessidades para a instalação do sistema que permite o pouso mesmo em condições noturnas.

Para implementar voos noturnos, bem como  ter operação de aeronaves com maior capacidade de passageiros, o aeroporto de Três Lagoas precisa se adequar. Atualmente, o aeroporto funciona por “voo visual”, quando o piloto tem completa visualização do que está do lado de fora do avião e se orienta por referências visuais externas. 

Para ter voos noturnos é necessário um amplo estudo da área do aeroporto, que ao invés de referências visuais, o piloto se baseia nos computadores de bordo da própria aeronave, que vão muito além de uma bússola ou altímetro. São instrumentos que “conversam” com outros receptores/emissores localizados no solo ou em satélites e orientam as aeronaves no ar, como no caso do voo em piloto automático ou da orientação espacial. Além de voo noturno, a operação por instrumento é importante  para evitar o cancelamento de voos e mudanças na rota, devido questões climáticas como nebulosidade, chuva e nuvens baixas. 

Em nota, a prefeitura informou que a respeito do voo por instrumento, ainda está na fase de levantamento, por isso, não há uma data específica para a instalação. 

Atualmente, a Azul opera em Três Lagoas com uma aeronave modelo ATR 72-600, com capacidade para até 70 passageiros.  Os voos quase sempre estão com 100% de sua capacidade. Para receber aeronave com capacidade maior, o aeroporto também precisa de adequação. É preciso remover os obstáculos que estão no eixo da pista de pouso e decolagem.

Alguns dos obstáculos são os hangares existentes no aeroporto. A prefeitura chegou anunciar que iria construir novos hangares para atender a demanda das aeronaves que ficam no local, e que funcionaria por meio de concessão, mas o projeto ainda não saiu do papel. Em nota, informou que essa questão ainda está em estudo.