Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Ampliação de fábricas atrai trabalhadores de outras regiões

A ampliação dessas fábricas vai na contramão da queda na geração de empregos registrada em todo o país

Ampliação das fábricas atraem várias pessoas de outras regiões do país - Claudio Pereira
Ampliação das fábricas atraem várias pessoas de outras regiões do país - Claudio Pereira

O anúncio e início das obras de expansão das fábricas de celulose da Eldorado e Fibria começaram a atrair várias pessoas de outras regiões do país, que vêm para Três Lagoas, em busca de um emprego. A ampliação dessas fábricas vai na contramão da queda na geração de empregos registrada em todo o país. O primeiro quadrimestre de 2015, também não foi positivo em Três Lagoas, entretanto, desde o mês passado a geração de empregos no município começou a melhorar. A previsão é de que, a partir deste mês e, principalmente no segundo semestre, o número de empregos gerados possa ser ainda melhor, já que as obras de terraplanagem das fábricas de celulose devem estar a todo vapor.

Ontem, a reportagem se deparou com um grupo de baianos que vieram para Três Lagoas na tentativa de serem contratados para trabalhar no projeto de expansão de uma das duas empresas de celulose. Eles disseram que ficaram sabendo das obras e, por conta própria, vieram para o município, onde alugaram uma casa na cidade e estão morando. Eles informaram que já trabalharam em Três Lagoas em outras ocasiões. Alguns, durante a construção da Fibria, depois da Eldorado, bem como na construção da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras.

Eles comentaram que as oportunidades de trabalho em Três Lagoas são melhores do que no Estado da Bahia. Além disso, disseram que gostam muito da cidade, por isso, ao tomarem conhecimento do início dessas obras, “colocaram a mochila nas costas” e vieram para Três Lagoas. Até o momento em que a reportagem tinha conversado com eles, ainda não tinham sido contratados.