Veículos de Comunicação

Oportunidade

Apae de Três Lagoas tem 25 alunos no mercado de trabalho

De 21 a 28 de agosto a Apae realiza a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A Associação dos Pais e Amigos do Excepcional (Apae) de Três Lagoas disponibiliza hoje, 25 de seus alunos para o mercado de trabalho local. Os trabalhadores são pessoas com deficiência intelectual que desenvolvem cargos como auxiliares.

Segundo a coordenadora pedagógica do setor de mercado de trabalho, Silvana Cristina Fontanetti Pinto, grande parte desses alunos, sete ao todo, ocupa cargos em indústrias de confecção de calçados.

Há profissionais inseridos também em indústrias do ramo de confecção de alimentos, confecção de fios de nylon, supermercados, posto de combustível, varrição e jardinagem, além de prestadora de serviços terceirizados.

De acordo com Silvana, o ano passado foi fechado com carência de vagas para todos os alunos da Apae aptos ao mercado de trabalho. “Com a instabilidade econômica do Brasil, os empresários estão evitando novas contratações, mas nossos alunos são sempre requisitados. É claro que alguns empregadores têm receio de contratar pessoas com deficiência intelectual, pois não sabem onde colocá-los para atuar dentro da empresa, ou às vezes pelo fato de não saberem como se relacionar com essas pessoas. Há certa falta de conhecimento”, destaca a coordenadora da Apae.

Silvana explica que, antes de inserir alguém no mercado, a associação preocupa-se em fazer uma análise de perfil, observar as habilidades, a postura, relacionamento e comportamento do aluno. Os candidatos passam por um curso de qualificação profissional e, após a inserção, recebem apoio e orientação constante.

Um curso é aplicado como forma de explicar os direitos e deveres desses funcionários, como o de qualquer outro, a não ser quando haja a necessidade de adaptação no espaço físico ou mobiliário do local de trabalho. “Na Apae também trabalhamos muito a autoestima dos trabalhadores, para que percebam o valor que tem e que ganharão seu próprio dinheiro”, destaca.

Todos os trabalhos são desenvolvidos com apoio de uma equipe composta por assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional e pedagoga.

SEMANA NACIONAL

De 21 a 28 de agosto a Apae realiza a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o tema “Inclusão se Conquista com Autonomia”.O evento acontece simultaneamente em todas as instituições do País. O objetivo é proporcionar aos alunos a vivência das atividades diferentes do seu cotidiano. Funcionários também participam de palestras específicas relacionadas ao tema. A Semana envolverá, além de palestras, uma carreata pelo centro da cidade, passeios, gincana no núcleo rural, festa, café e jantar em uma pizzaria.