O prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda termina no 31 de maio. A data compreende a uma prorrogação feita em razão da pandemia, para facilitar o recolhimento de documentos.
Em 2021, a expectativa é que 25,9 mil contribuintes em Três Lagoas enviem à Receita Federal as declarações do imposto de renda, mas até o momento, apenas 15 mil contribuintes fizeram a declaração. O número está abaixo do esperado não só na cidade, mas em todo o país.
Quem atrasar a entrega, está pagará multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. Em Mato Grosso do Sul, por conta do fuso horário, a declaração pode ser feita até 22h59. O programa para a declaração está disponível para baixar no site da receita federal.
Neste ano, a Receita Federal incluiu a obrigatoriedade de declaração do Imposto de Renda para as pessoas que receberam o auxílio emergencial no ano passado.
Contribuintes que enviaram a declaração primeiro e que tiverem restituição, recebem mais cedo. O primeiro lote será pago no dia 31 de maio, e o último em 30 de setembro.
A expectativa em Mato Grosso do Sul é que 447 mil declarações sejam feitas.
Confira a reportagem: