Veículos de Comunicação

Oportunidade

Após homicídio de agente, Reinaldo recebe servidores penitenciários

Governador assumiu compromisso de melhorar as condições de trabalho

Reinaldo recebeu representantes do Sindicato dos Servidores Penitenciários de MS - Divulgação
Reinaldo recebeu representantes do Sindicato dos Servidores Penitenciários de MS - Divulgação

O governador Reinaldo Azambuja assegurou aos representantes do Sindicato dos Servidores Penitenciários, em reunião realizada na manhã de ontem, o compromisso do governo estadual com a melhoria das condições de trabalho dos agentes e no combate ao crime organizado.

Reinaldo Azambuja se solidarizou com os agentes pelo assassinato do servidor Carlos Augusto Queiros de Mendonça, de 44 anos, ocorrido na manhã de quarta-feira,no Estabelecimento Penal de Regime Aberto e Casa do Albergado, na Vila Sobrinho, em Campo Grande.

O governador informou aos servidores que o executor, que possui ligação com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital, já foi preso pela Polícia Civil do Estado e que as investigações do crime continuarão.“O crime organizado está enraizado em nossa comunidade e garanto que vamos tomar medidas urgentes para combate-lo. Vamos discutir com o governo federal medidas efetivas para acabar com sua força de atuação em Mato Grosso do Sul”, explicou Reinaldo Azambuja.

Uma reunião entre o governador e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, será agendada na próxima semana. Nela serão discutidos projetos de ampliação de efetivo da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal na fronteira de Mato Grosso do Sul e apoio financeiro e logístico da União no combate ao crime organizado.

“Sozinho, o Estado não possui capacidade para lidar com problemas tão complexos e que devem ser resolvidos com a participação efetiva da União”, afirmou Reinaldo.

CARREIRA

O governador se comprometeu em reestruturar a carreira após conhecer as demandas apresentadas pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários. A primeira medida tomada foi deslocar policiais militares para os estabelecimentos semiabertos do Estado, oferecendo mais segurança aos agentes.

Também ficou acertado entre o governador e os sindicalistas a realização de concursos públicos para a carreira, o primeiro ainda em 2015, com gradual incorporação de agentes ao defasado quadro atual.

O processo será coordenado ao longo dos próximos quatro anos, de forma a garantir o suprimento das necessidades do sistema penitenciário com responsabilidade financeira.

“O número de internos do sistema prisional, que atualmente é de 13.477 pessoas, praticamente dobrou nos últimos oito anos, mas o quadro de agentes penitenciários é praticamente o mesmo: 1.473 servidores. É pouco. Porém não vamos mais olhar para trás. Vamos agora mirar o futuro. O governo está comprometido com a causa dos agentes penitenciários e da segurança pública como um todo. Sou um servidor estadual exatamente como eles e considero muito justas suas preocupações e anseios”.

O Plano de Cargos e Carreiras dos agentes penitenciários será discutido em um fórum que contará com os servidores, com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário e as secretarias de Justiça e Segurança Pública e de Governo e Gestão Estratégica.

“Consideramos a reunião muito positiva. O governador mostrou seu comprometimento com as nossas demandas. Estamos satisfeitos pelo empenho do governo em resolver os principais problemas apresentados e vamos juntos levar as melhorias ao sistema penitenciário”, expressou o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso do Sul, Lourival Mota.