Consumidores três-lagoenses estão tendo que desembolsar mais com contas, básicas do dia-a-dia, como luz, água, alimentação e combustível. O reflexo disso é o aumento da inadimplência registrado nas despesas básicas.
O percentual de contas atrasadas em Três Lagoas no mês de abril foi de 6,7%. O índice aponta aumento na inadimplência comparado ao mesmo período do ano passado, com taxa de 5,9%, segundo levantamento da Elektro empresa prestadora de serviço de energia no munícipio, a pedido do JP.
Um dos motivos da alta na inadimplência foi o aumento nos valores das contas de energia pagas pelos consumidores sul-mato-grossenses e de todo o país.
A elevação nas contas deve-se aos reajustes da revisão e bandeira tarifária repassada aos consumidores desde agosto do ano passado.
O consumidor sentiu no bolso, ao menos três reajustes, no mês de agosto de 2014, houve reajuste médio de 37,8%. Em janeiro deste ano, as bandeiras tarifárias subiram 8%. E em março houve a revisão tarifária extraordinária, com reajuste médio de 24,2%.
No geral, os municípios da área de concessão da Elektro em Mato Grosso do Sul, apresentaram o índice de inadimplência após reajuste de 7,1%. Enquanto no mesmo período de 2014, o índice de atraso nas contas era de era 6,1%.
Atualmente, a Elektro atende a 48 mil consumidores em Três Lagoas, entre residenciais, comerciais e industriais.
ÁGUA
A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) trabalha com índice de inadimplência das contas de água e esgoto, dos clientes de todo o Estado, e não somente por cidades. O índice informado para MS durante abril é de 1,5%, mantendo-se estável nos últimos meses.
Este ano a empresa ainda não havia repassado reajuste nenhum da tarifa. Mas está semana, a Sanesul comunicou que a partir de julho, haverá aumento das contas de 8,17%.