A Fundação Chapadão em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba realizou no início de dezembro o plantio de variedades de soja que farão parte do experimento safra 2018/2019. O plantio foi realizado na Fazenda Mascote de propriedade de Milton Macedo de Jesus. Esta será a sexta safra seguida que é realizada o experimento. Os resultados obtidos nos anos anteriores permitiram concluir que Paranaíba está apta para o cultivo da soja. Estima-se que a área plantada de soja em Paranaíba na safra 2018/2019 já seja superior a 4 mil hectares.
Segundo o secretário do Sindicato Rural de Paranaíba e filho do proprietário da Fazenda Mascote, Fábio Macedo, a lavoura experimental desta nova safra está tendo um excelente desenvolvimento e os resultados obtidos nos anos anteriores incentivaram os primeiros produtores a investir na atividade no município.
“Sabemos que 4 mil hectares de lavoura de soja em um município como o Chapadão do Sul não é nada, mas quando lembramos que há menos de dez anos não existia soja em Paranaíba e que nos últimos anos a soja existente era apenas a experimental de 5 hectares, percebemos a importância da pesquisa e que o trabalho iniciado em 2013 começa a colher os primeiros frutos”, concluiu Fábio.
Um resumo dos resultados obtidos anteriormente foram objeto de um comunicado técnico emitido pela Fundação Chapadão com a intenção de divulgar Paranaíba como uma nova fronteira agrícola da cultura da soja e incentivar esta atividade na região.
“Na safra 2018/19 aumentamos a área de lavoura comercial plantada na fazenda e já preparamos novas áreas para uma expansão ainda maior na safra 2019/20, sabemos de outros produtores com áreas bem maiores que também foram plantadas. Torcemos pelo sucesso de todos para que incentive mais pessoas a entrar na atividade com segurança nos próximos anos.