Veículos de Comunicação

Oportunidade

Associação propõe Unidade de Conservação das Lagoas

Documento aponta a possibilidade da criação de uma Unidade de Conservação das Lagoas

Associação luta para que seja declarada unidade de conservação - Arquivo/JP
Associação luta para que seja declarada unidade de conservação - Arquivo/JP

A Associação Amigos da Lagoa entregou para a Câmara Municipal  documento que enfoca a possibilidade de criação de Unidade de Conservação das lagoas de Três Lagoas.

O documento é um diagnóstico elaborado na gestão da ex-prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet, em 2007, desenvolvido pela Geoprocessamento e Meio Ambiente (Geosul). O estudo contém uma proposta de edição de decreto municipal criando a unidade de conservação de uso sustentável das lagoas considerando-as, área de proteção ambiental, com a denominação de monumento natural.

A denominação de monumento natural é por conta de duas características encontradas nas três lagoas que emprestam o nome à cidade. A beleza cênica que o local apresenta e a constatação de  espongilitos, espículas de esponjas, cujos registros de suas existências remonta há mais de 2 mil anos.

No encontro, um dos líderes da Associação, Manoel Pimenta de Queiroz, entregou aos vereadores a minuta que explica ser possível e de que forma poderá ser criada a unidade de conservação, cuja criação é uma das lutas abraçada pelos Amigos da Lagoa.

Pimenta informa, que recebeu o diagnóstico das mãos do Promotor Curador do meio Ambiente, Antonio Carlos Garcia de Oliveira, e que nos últimos dias estudou o documento juntamente com outros membros da Associação, quando constataram a minuta que traça detalhadamente os caminhos à serem percorridos sob os aspectos técnicos e jurídicos, para a efetivação da criação da unidade de conservação e a consequente declaração de monumento da natureza, que possibilitará ao poder público municipal utilizar recursos financeiros já destinados aos município através de compensação ambiental decorrente de impactos ambientais causados pela instalação e ampliação de indústrias.   “Levamos a minuta à  Câmara Municipal para pressionar a criação da unidade de conservação, ou seja, que o legislativo pressione a prefeitura criar a unidade ou, que seja elaborada uma lei pelos vereadores, determinando a administração municipal instituir a unidade”.

Na reunião ficou estabelecido, que será realizada uma audiência pública para discutir o assunto.